Seminário em Governador Valadares!!

Nos dias 30 e 31 de outubro, fui convidada para participar de um Seminário em Governador Valadares para ministrar a Oficina Alfabetização na fase inicial na perspectiva Bilingue!!!



A oficina foi maravilhosa, todos os participantes interagiram, com perguntas e até mesmo compartilhamos idéias de como confeccionar mais materiais para as crianças surdas no início da sua escolarização!!
Sabemos que é um árduo, demorado, mas cheio de expectativas, mudanças, trocas, e o melhor de tudo é você saber que a criança está aprendendo quando você pergunta ela um nome de uma gravura, um sinal e ela te responde!!
É um sentimento de muita alegria, satisfação para a professora e para a Intéprete de Libras!!
Falamos um pouco de teoria na oficina sim, pois é de suma importância esclarecer alguns pontos para a comunidade sobre as dificuldades dos surdos em aprender a ler e a escrever.

Pontos relevantes que foram explicados e discutidos durante a Oficina:

- DIFICULDADES / PROBLEMAS ENCONTRADOS NO LETRAMENTO PARA SURDOS;
- DIFERENÇA ENTRE CRIANÇAS OUVINTES E CRIANÇAS SURDAS ( PAIS OUVINTES)
- LINGUA MATERNA E LÍNGUA NATURAL
- MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA e dentre outos temas relevantes a temática.

Foram mostradas as Estratégias de como se trabalhar com a criança surda dentro do ambiente escolar:

O que podemos fazer? O que usar? O que criar?

Podemos utilizar diversos materiais que temos em casa, na escola e pedir ajuda aos amigos, os familiares para ajudar a confeccionar todo tipo de material!!

- Podemos fazer o cantinho de leitura;
- Contar história com bichinhos de feltro ( procurar desenhos, moldes para fazer os nossos personagens)
- Confeccionar um cenário com um tapete feito de TNT, montar ele com casinha, um jardim, tudo em feltro, pode - se fazer em EVA também, fica tudo muito lindo!!!
- Montar joguinhos com desenhos, sinal e palavra, temos alguns modelos já postados no blog.
- Ir até a bancas de revistas, adquirir revistas com idéias para trabalhar a alfabetização e comecem a criar seus próprios materiais!!
- Temos revistas em quadrinhos, trabalhar com imagens é muito interessante, pois podemos levantar as mais variadas questões com os surdos, é um trabalho execelente para desenvolver a escrita.
- Mostrar a eles imagens e ir tirando dele o que há de melhor e logo após peça a ele para criar um pequeno texto.
- Montar quebra - cabeça, e explore sempre a imagem, o desenho.

Pesquisem sempre, busquem, troquem, uma boa interação, socialização é de fundamental importância para que o trabalho se desenvolva e termos mais resultado!!!

Lembre - se para o surdo aprender é importante a repetição de atividades, pois só assim com o tempo, o dia - dia, ele irá aprender, mas dêem sempre atividades diferenciadas com questão diferentes, o trabalho fica muito legal!!


Livros que indicamos durante a Oficina:

Goldfeld, Marcia. A Criança Surda - Linguagem e Cognição numa perspectiva sócio - interacionista. Plexus, 1997.

LOPES, Maura Corcini. Relações de Poderes no espaço multicultural da escola pra surdos. In Skliar Carlos (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. PortoAlegre: Editora Mediação, 1998

QUADROS, Ronice. Educação de surdos: a aquisição da linguagem, Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SKLIAR, Carlos (Org.) A Surdez, um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

http://www.monica.com.br/

http://www.meninomaluquinho.com.br/

http://www.desenhosparacolorir.org/desenhos/

http://colorirdesenhos.com/

Site de busca www.google.com.br, é só escrever no campo de busca o que vocês desejarem encontrarem que terá uma lista de sites para vocês pesquisarem e navegarem!!!