Do encontro de palavras se tece
um texto
Esse livro é fruto do desejo de
se ter um olhar acadêmico sobre o ensino da Libras, esse desejo nasceu do
contato entre pesquisadoresorientadores e professores em formação no processo
de constituição como pesquisador-aprendiz, e foi motivada pela necessidade de
se criar espaços para o estabelecimento de trocas que gerassem pesquisas e
reflexões sobre o ensino de Libras.
Surpreendemo-nos com os
professores em formação, neste processo, encontramos professores comprometidos
com o fazer pedagógico, com a educação de surdos e com a reflexão sobre o ensino
da Libras.
Do contínuo de conversas, ora
face a face, ora por e-mail, ora por telefone, skype, msn... a orientação
(comunicação por meio de palavras) acontecia. O produto da ação de orientadores
e pesquisadores-aprendizes foi uma coleção composta de três livros que apresentamos;
o primeiro: discute a formação, contratação e atuação de tradutores/intérprete
de Libras; o segundo: caminha na investigação por conhecer os múltiplos espaços
as estratégias de ensino de Libras, e o terceiro: busca na descrição e análise
o conhecimento sobre a Libras.
No emaranhado de palavras próprias
e de palavras alheias os textos foram sendo tecidos. Também a palavra neste
livro é palavra de outros, já que se constituiem de outras vozes no texto do pesquisador-aprendiz:
a voz de seus orientadores, a voz dos autores lidos, dos colaboradores/sujeitos
das pesquisas e em outro pólo a voz do leitor que ao tomar os textos poderá
construir sentidos próprios.
Assim, a leitura se constitui por
um emaranhado de palavras que tomam sentido pelo tecido produzido e pela
interpretação de quem se debruça sobre esse tecido.
É preciso, a palavra que organiza
o pensamento, que instrumentaliza a reflexão, que registra o conhecimento
produzido. A palavra que divulga os avanços da ciência. Uma palavra outra a
partir de si mesmo, uma palavra capaz de ouvir a outra palavra. Intitulamos
esse livro de Libras em estudo: ensinoaprendizagem.
Os ensaios teóricos foram
produzidos pelos professores do curso de formação de professores de Libras:
Neiva de Aquino e Vanessa Regina de Oliveira Martins. A primeira procurou compartilhar
os saberes determinados para a formação de professores de língua de sinais no
exterior e no Brasil apontando caminhos para reflexão sobre o ensino de línguas
e de método na formação docente; e a segunda fez uma crítica sobre a política
de ensino de Libras emergente a partir das ações estratégicas do Estado.
Os trabalhos de pesquisa em
formato de artigo científico buscaram responder a questões relevantes sobre o
fazer pedagógico, sobre as políticas de
construção de curriculo, sobre as estratégias desenvolvidas por professores e
sobre recursos materiais para o ensino-aprendizagem de Libras.
Edna Aparecida Mercado apresenta
a análise das ementas da disciplina de Libras oferecida em cursos de pedagogia
de Instituições de Ensino Superior em São Paulo a fim de promover a formação inicial
de professores, revela uma grande diferença entre as instituições quanto ao
conteúdo, carga horária e organização da disciplina. Constata que a disciplina
de Libras como organizada não tem condições de minimizar os problemas de
professores e alunos surdos incluídos em escolas no ensino comum.
Mônica Conforto Gargalaka analisou
dois blogs usados como recurso didático para ensino de Libras. A pesquisa
qualitativa foi construída pela leitura e descrição das partes do blog, como:
layout, postagens, comentários, ilustrações e uso de recursos midiáticos. Pelas
palavras postadas e palavras ditas em entrevista, discute o papel ativo dos
professores/produtores e o papel ativo-responsivo do aluno ao atribuir sentidos
próprios às mensagens. Constata que a tecnologia educacional é emergente com
vistas ao desenvolvimento de recurso pedagógico para o ensino de Libras.
Roseli Reis da Silva analisa livros
didáticos para o ensino de Libras. O objetivo do trabalho foi apresentar as
reflexões e os resultados práticos sobre a organização de três livros
disponíveis no mercado. Discute sobre a conscientização do professor em relação
à escolha e adaptação de livros didáticos voltados às necessidades de alunos
ouvintes. Leva o leitor a pensar a relação entre o livro didático usado em sala
de aula e concepções de ensino/aprendizagem e linguagem de quem o adota.
Elizabeth Aparecida de Andrade
Silva Figueira teve como objetivo investigar e analisar a prática pedagógica de
professor de Libras como segunda língua com foco no ensino de vocabulário. Mapeou
as estratégias de ensino de vocabulário e identificou como a prática do
professor e as atividades por ele desenvolvidas em sala de aula puderam
contribuir para aumentar ou minimizar o contato dos aprendizes com os termos
propostos para aquela aula. A autora concluiu que a abordagem de ensinar do
professor, ou seja, o modo como o professor estrutura suas aulas e como se
relaciona com os alunos são aspectos que influenciam o contato dos alunos com o
vocabulário e a construção de sentidos sobre estes novos termos a aprender.
Esta obra divulga parte das
pesquisas mais recentes desenvolvidas na área de ensino-aprendizagem de Libras.
Os estudos sugerem reflexões bastante pertinentes para os que estão em processo
de formação em Letras e também para aqueles que buscam uma formação continuada
e atualização. Assim, sua leitura é interessante para alunos e professores de
cursos de Letras em busca de melhoria no ensino de Libras.
Neiva de Aquino Albres
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