Do encontro de palavras se tece um texto

Esse livro é fruto do desejo de se ter um olhar acadêmico sobre o ensino da Libras, esse desejo nasceu do contato entre pesquisadoresorientadores e professores em formação no processo de constituição como pesquisador-aprendiz, e foi motivada pela necessidade de se criar espaços para o estabelecimento de trocas que gerassem pesquisas e reflexões sobre o ensino de Libras.
Surpreendemo-nos com os professores em formação, neste processo, encontramos professores comprometidos com o fazer pedagógico, com a educação de surdos e com a reflexão sobre o ensino da Libras.
Do contínuo de conversas, ora face a face, ora por e-mail, ora por telefone, skype, msn... a orientação (comunicação por meio de palavras) acontecia. O produto da ação de orientadores e pesquisadores-aprendizes foi uma coleção composta de três livros que apresentamos; o primeiro: discute a formação, contratação e atuação de tradutores/intérprete de Libras; o segundo: caminha na investigação por conhecer os múltiplos espaços as estratégias de ensino de Libras, e o terceiro: busca na descrição e análise o conhecimento sobre a Libras.
No emaranhado de palavras próprias e de palavras alheias os textos foram sendo tecidos. Também a palavra neste livro é palavra de outros, já que se constituiem de outras vozes no texto do pesquisador-aprendiz: a voz de seus orientadores, a voz dos autores lidos, dos colaboradores/sujeitos das pesquisas e em outro pólo a voz do leitor que ao tomar os textos poderá construir sentidos próprios.
Assim, a leitura se constitui por um emaranhado de palavras que tomam sentido pelo tecido produzido e pela interpretação de quem se debruça sobre esse tecido.
É preciso, a palavra que organiza o pensamento, que instrumentaliza a reflexão, que registra o conhecimento produzido. A palavra que divulga os avanços da ciência. Uma palavra outra a partir de si mesmo, uma palavra capaz de ouvir a outra palavra. Intitulamos esse livro de Libras em estudo: ensinoaprendizagem.  
Os ensaios teóricos foram produzidos pelos professores do curso de formação de professores de Libras: Neiva de Aquino e Vanessa Regina de Oliveira Martins. A primeira procurou compartilhar os saberes determinados para a formação de professores de língua de sinais no exterior e no Brasil apontando caminhos para reflexão sobre o ensino de línguas e de método na formação docente; e a segunda fez uma crítica sobre a política de ensino de Libras emergente a partir das ações estratégicas do Estado.
Os trabalhos de pesquisa em formato de artigo científico buscaram responder a questões relevantes sobre o fazer pedagógico,  sobre as políticas de construção de curriculo, sobre as estratégias desenvolvidas por professores e sobre recursos materiais para o ensino-aprendizagem de Libras.
Edna Aparecida Mercado apresenta a análise das ementas da disciplina de Libras oferecida em cursos de pedagogia de Instituições de Ensino Superior em São Paulo a fim de promover a formação inicial de professores, revela uma grande diferença entre as instituições quanto ao conteúdo, carga horária e organização da disciplina. Constata que a disciplina de Libras como organizada não tem condições de minimizar os problemas de professores e alunos surdos incluídos em escolas no ensino comum.
Mônica Conforto Gargalaka analisou dois blogs usados como recurso didático para ensino de Libras. A pesquisa qualitativa foi construída pela leitura e descrição das partes do blog, como: layout, postagens, comentários, ilustrações e uso de recursos midiáticos. Pelas palavras postadas e palavras ditas em entrevista, discute o papel ativo dos professores/produtores e o papel ativo-responsivo do aluno ao atribuir sentidos próprios às mensagens. Constata que a tecnologia educacional é emergente com vistas ao desenvolvimento de recurso pedagógico para o ensino de Libras.
Roseli Reis da Silva analisa livros didáticos para o ensino de Libras. O objetivo do trabalho foi apresentar as reflexões e os resultados práticos sobre a organização de três livros disponíveis no mercado. Discute sobre a conscientização do professor em relação à escolha e adaptação de livros didáticos voltados às necessidades de alunos ouvintes. Leva o leitor a pensar a relação entre o livro didático usado em sala de aula e concepções de ensino/aprendizagem e linguagem de quem o adota.
Elizabeth Aparecida de Andrade Silva Figueira teve como objetivo investigar e analisar a prática pedagógica de professor de Libras como segunda língua com foco no ensino de vocabulário. Mapeou as estratégias de ensino de vocabulário e identificou como a prática do professor e as atividades por ele desenvolvidas em sala de aula puderam contribuir para aumentar ou minimizar o contato dos aprendizes com os termos propostos para aquela aula. A autora concluiu que a abordagem de ensinar do professor, ou seja, o modo como o professor estrutura suas aulas e como se relaciona com os alunos são aspectos que influenciam o contato dos alunos com o vocabulário e a construção de sentidos sobre estes novos termos a aprender.
Esta obra divulga parte das pesquisas mais recentes desenvolvidas na área de ensino-aprendizagem de Libras. Os estudos sugerem reflexões bastante pertinentes para os que estão em processo de formação em Letras e também para aqueles que buscam uma formação continuada e atualização. Assim, sua leitura é interessante para alunos e professores de cursos de Letras em busca de melhoria no ensino de Libras.
Neiva de Aquino Albres

Baixe o livro pelo link!!

0 comentários: