Literatura Surda



Literatura Surda é uma das disciplinas do curso superior de Letras/LIBRAS ministrada pela professora Lodenir Karnopp. Segue abaixo, alguns trechos interessantes do texto base dessa disciplina.
“A literatura surda (…) se manifesta nas histórias contadas em sinais, mas o registro de histórias contadas no passado permanece na memória de algumas pessoas ou foram esquecidas. Assim, estamos privilegiando a literatura surda contemporânea, após o surgimento da tecnologia, da gravação de histórias através de fitas VHS, CD, DVD ou de textos impressos que apresentam imagens, fotos e/ou traduções para o português. O registro da literatura surda começou a ser possível principalmente a partir do reconhecimento da LIBRAS e do desenvolvimento tecnológico, que possibilitaram formas visuais de registro dos sinais.”
“(…) além das produções em vídeo (DVD), a escrita da língua de sinais (SignWriting) é uma forma potencial de registro da literatura surda, pois possibilita que os textos sejam impressos e que circulem em diferentes tempos e espaços.”
“Contar histórias é um hábito tão antigo quanto a civilização. Contar histórias é um ato que pertence a todas as comunidades: comunidades indígenas, comunidades de surdos, entre outras. Contar histórias, piadas, episódios em línguas de sinais pelos próprios surdos é um hábito que acompanha a história das comunidades surdas. Cabe, então, coletar as narrativas que surgem nessas comunidades, para que não desapareçam com o tempo.”
“A literatura surda está relacionada com a cultura surda. A literatura da cultura surda, contada na língua de sinais de determinada comunidade lingüística, é constituída pelas histórias produzidas em língua de sinais pelas pessoas surdas, pelas histórias de vida que são frequentemente relatadas, pelos contos, lendas, fábulas, piadas, poemas sinalizados, anedotas, jogos de linguagem e muito mais.”
“(…) utilizamos a expressão “literatura surda” para as produções literárias que têm a língua de sinais, a questão da e da cultura surda presentes nos textos e/ou nas imagens.”
Fonte: Texto base – Literatura Surda – Letras/LIBRAS

Quer saber mais um pouco da Literatura Surda? Então viaje, deliciei numa linda leitura do Mestre Carlos Mourão!!

Baixe sua pesquisa logo abaixo

1 comentários:

Blog Cultura Surda disse...

Olá!

Deixo aqui um convite para visitar o site CulturaSurda.net, um espaço para a partilha e promoção de produções culturais relacionadas a comunidades surdas de diferentes países do mundo. Um grande acervo de posts sobre Artes Surdas, teatro, curta-metragens, filmes, poesia, projetos, eventos, etc., em constante desenvolvimento e atualização.

Se possível, peço a sua colaboração para divulgar e fomentar o site, incluindo-o na seção de links deste blog, Aprendendo e Ensinando com Surdos.

http://www.culturasurda.net

Muito obrigado, desde já, pela atenção e pela possível ajuda!

Um grande abraço!

H.Hein
CulturaSurda.net