Matemática na Educação de Surdos
A metodologia de matemática utilizada no ensino dos surdos,
não modifica muito da que se usa com os alunos ouvintes, embora a linguagem
seja diferente, os métodos aplicados às séries iniciais são os mesmos, principalmente o
uso de recursos ilustrativos como figuras, e o letramento dos alunos para entendimento
dos problemas. Via de regra, para os alunos surdos o professor necessita trabalhar a
leitura com mais persistência, uma vez que para isso, não deve formar copistas e a dificuldade
do aluno surdo é a decodificação do código lingüístico. Assim, mais uma vez, a
questão comunicativa está presente na elocução dos fatos que compõem a função social
dos surdos. Apesar deste detalhe, ainda há possibilidade de se chegar até o
raciocínio lógico-matemático dos surdos, com pequenas adaptações como o uso de uma língua (a LIBRAS)
que serve como ponte entre conhecimento do professor ouvinte e o silêncio dos
surdos, dentre as vantagens está à mudança na concepção dos próprios surdos sobre a sua
capacidade.
Baixe a Apostila de Matemática e aprenda mais um pouquinho para ensinar para os Surdos!!
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