Algumas idéias, alguns joguinhos montados!!!

Pensando em fazer uns joguinhos para os surdos, para estimular a Alfabetização dos mesmo, fui criando umas idéias como eu poderia fazer isto.
Juntamente veio as seguintes perguntinhas!!!

- Como fazer?
- Com que material?
- Quem poderia me auxiliar nesse processo?
- Será que estou fazendo certo?
- Realmente estou ajudando os surdos a aprederem a ler e a conhecer as palavras?



Com todo o entuasiasmo comecei a conefeccionar os materiais e criar os joguinhos!!!

Material utilizado:

- Cola
- Tesoura
- Lapis de escrever
- Régua
- Cartolina ou papel cartão ( de acordo com a preferência de cada um)
- Papel Contact

Como fazer os desenhos?

Pegue o encarte que vem acompanhando sempre as revista, reproduzam quantas vezes quiserem, a partir daí, você poderá começar a criar os joguinhos, como eu criei alguns, tipo:

Jogo da memória:

Desenho completo: Sinal, palavra e desenho

Sinal e palavra

Somente o sinal

Somente palavra

Somente desenho

Mostre os alunos os joguinhos, principalmente o desenho completo, pergunte a eles o sinal, nome, depois peça para cada um treinar cada desenho, palavra e fazendo uma troca entre eles, perguntando o sinal e palavra, até eles conhecerem todos as figuras ali mostradas.
Seguindo a brincadeira, comece a brincar, começando pelo simples até o avançado.
Comece a jogar, sinal com sinal, desenho com desenho, palavra com palavra, em seguida vá trocando sinal e palavra, desenho e sinal, palavra e desenho e assim por diante.

Podemos fazer outros jogos como:

- Bingo
- Dominó
- Jogo dos objetos
- Meios de comunicação
- Jogo das cores e dentre muitos outros!!!!









Alguns exemplos dos joguinhos criados por mim, desenho completo, somente desenho, somente sinal e somente palavra!!

As crianças surdas adorem brincar, adoram ver atitividades em libras, pois é o seu mundo, sua linguagem e juntamente ao ensinar Libras, estamos estimulando também a sua linguagem e a sua escrita.

Criação:

Érika Morais Costa

Os desenhos foram retirados da Revista Projetos Escolares da Educação Infantil, sempre tem novidades na revista a respeito da Libras, como trabalhar com as crianças surdos, atividades, cartazes, uma revista que me ajuda muito a criar, pensar, conhecer, aprender e principalmente estimula minha criatividade.

Onde encontrar a Revista:

Na Banca de jornal mais próxima da sua ou pelo site da editora, você encontrará as edições atrasadas:

Endereço do site:


Temos o livro Idéia para ensinar português para alunos surdos, neste livro nos ensina como se trabalhar a Alfabetização com Surdos, nós dá exemplos de atividades, joguinhos para fazer, criar e estimular sempre o aprendizado da criança.

Um livro bem interessante também é o Ensino de Português para Surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica volumes 1 e 2, nos ensina, mostra realmente como se deve ser ensinado o português como segunda língua para surdos, vale a pena ler!!!!

Este livros se encontram para dowloand, totalmente gratuito no site do Mec no link da Secretaria de Educação Especial, lá você irá encontrar vários livros para dowloand e irá aprender muito como todos eles.

O endereço é o seguinte: http://www.mec.gov.br/

Viste o site e encontre vários tipos de bibliografias e comece a criar seus próprios materiais!!!




2 comentários:

Augusto Marques disse...

Parabéns - ótimo - vou indicar
Augusto Marques
WWW.DICIONARIOLIBRAS.COM.BR
pam@dicionariolibras.com.br

Desenho e Moda disse...

Obrigada!! suas dicas estão me ajudando a encontrar conteúdo para o meu TCC que é voltado para o aprendizado bilíngue da criança surda.
:)